Vitor Bertini
A história da sexta
Chapéus da vida
0:00
-1:59

Chapéus da vida

#70 Dois dias depois do enterro de minha mãe, comprei um chapéu Panamá.

Olá.

Em uma fase de exercícios sobre textos e escassez de tempo, aí vai uma verdade pessoal sobre o uso de chapéus.

Entre proteções à cabeça, textos, beijos e queijos, boa leitura e bom fim de semana.


CHAPÉUS DA VIDA

Dois dias depois do enterro de minha mãe, comprei um chapéu Panamá.

Mamãe tocava piano, lia clássicos, em sua casa o serviço era à francesa, tinha dedos longos e nutria silenciosas expectativas com relação à vida dos filhos.

Minha primeira viagem à Florença foi obra de seu testamento: estação do ano sugerida, roteiros definidos, explicações histórico-culturais anotadas e o respectivo valor consignado. Tudo em palavras educadas.

– Acho que você deve ir. Vai fazer bem pra você – afirmou papai, com voz baixa e jeitão de quem já sabia, antes da leitura pelo Oficial do Cartório, das vontades de mamãe.

Três anos mais tarde, em minha segunda viagem à Florença, no caminho entre o Museu de Dante e a Ponte Vecchio, uma caminhada de sete minutos, na Via Porta Rossa, 40 - lembro bem, encantado, comprei um Borsalino, meu segundo chapéu.

Nunca usei nenhum dos dois.

Sempre imaginei que iria usar chapéu a partir de algum momento especial; uma situação qualquer que justificasse, aos olhos de todos e aos meus próprios, afinal, o adereço. 

Estou há um ano e meio em casa, vivo, escrevendo e pensando na vida. Amanhã, começo a usar meus chapéus.

Mamãe iria gostar.

Vitor Bertini

Share

Leave a comment


  • Aqui, tudo é ficção. Dona Irany, graças a Deus, está viva e forte;

  • Sexta, dia 03 de dezembro, já? tem mais;

  • Mensagem na garrafa: você que chegou até aqui por curiosidade, gosto ou preguiça, ajude o autor clicando em qualquer botão vermelho perdido por aí.


FATIAS DE LIVRO

I believe I have the right to think and say the wrong things. I believe your remedy for that should be to argue with me or to ignore me, and that I should have the same remedy for the wrong things that I believe you think.

The View From Cheap Seats, Neil Gaiman, William Morrow - An Imprint of HarperCollins Publishers

Este parágrafo já andou por aqui. Achei que valia a repetição.
Comprem o livro. Comprem livros. Custam menos que pizzas e não aumentam seu colesterol.

Já compartilhou? Custa ainda menos.

Share

0 Comments
Vitor Bertini
A história da sexta
Toda sexta-feira, uma história.
Listen on
Substack App
RSS Feed
Appears in episode
Vitor Bertini
Recent Episodes